Boa sorte, secretário Roberto Sá!

Postado por Paulo Cezar Soares | Quarta-feira, 12 de Outubro de 2016

O intenso tiroteio entre traficantes e policiais ocorrido na última segunda-feira nos bairros de Copacabana e Ipanema, Zona Sul do Rio, deixou à mostra, mais uma vez, a vulnerabilidade das UPPs, projeto que não  teve um acompanhamento, por parte do governo estadual, à altura da sua importância. Questiona-se até que, se o Brasil não fosse sediar uma Copa do Mundo, haveria UPPs?

Já há algum tempo as UPPs necessitam passar por uma profunda reformulação, principalmente no treinamenrto dos policiais, armamentos mais modernos, além de condições de trabalho mais adequadas.

Mas tudo isso no momento é apenas um sonho. Infelizmente! Com o Estado convivendo  com uma profunda crise financeira, os problemas assumiram uma dimensão ainda maior. E não  estão restritos apenas no campo da segurança. Na verdade, o Rio de Janeiro está caminho para o fundo do poço. Ou será que já o alcançou?

Responsável pela Secretária de Segurança Pública do Estado há 10 anos, o secretário José Mariano Beltrame pediu exoneração do cargo e, a partir da próxima segunda-feira, o subsecretário de Planejamento e Integração Operacional Roberto Sá assumirá o cargo.

Tarefa difícil. Não só porque a área da segurança sempre foi o maior problema do Rio  de Janeiro, mas pela crise financeira que o Estado enfrenta, e o momento político difícil que o país está passando, com um presidente sem votos no poder. O futuro é sombrio, para dizer o mínimo.

Secretário Roberto Sá: que Deus ilumine seus passos. Boa sorte!